Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Google Chrome e a falta de privacidade

 
Privacidade é uma palavra bem conhecida, porém, em escassez nos dias de hoje. Podemos ser rastreados pela internet, satélites, cartões de crédito e até por nossos celulares.
O Google é uma das empresas gigantes conhecidas por adicionar rastreadores em seus domínios para a melhora dos resultados das buscas, até criarem o navegador Google Chrome.

O Chrome é um dos navegadores atuais que está em ascensão constante por ser considerado leve, rápido e prático, mas nem tudo é bem assim. Dentro dele existem códigos e sistemas que o Google inseriu para futricar ainda mais a vida das pessoas.


O que o Google Chrome contém dentro de si e como funciona?

1) O navegador executa um ID de Instalação (Installation-ID), que salva o ID e o local onde foi instalado, além de outras informações a mais, como o sistema operacional utilizado, por exemplo.

2) Utiliza o sistema de sugestões (Google Sugest) para salvar tudo o que é digitado no navegador. Nas versões antigas era possível desativar essa opção na chamada Omnibox (barra de endereços), mas nas novas versões do Chrome essa opção foi removida, fazendo com que se tornasse obrigatória.

3) O sistema de Rastreamento RLZ (RLZ Tracking) é um código que não capta informações pessoais, apenas é usado para as campanhas promocionais, anúncios e aprimorações nas buscas e até para saber quantas pessoas baixaram o navegador. Essa opção é desativável apenas no Linux.

4) Instala o Google Update que tem a função de atualizar o Chrome. O processo sempre inicia-se junto ao sistema, ocupando uma boa parte de memória.

5) Como bônus, instala um sistema chamado de Rastreamento por URL (URL Tracker). O URL Tracker conecta-se a locais aleatórios para verificar as configurações do DNS, a fim de dizer se o mesmo tenta consertar páginas de erro ou se o Chrome que deve fazer isso.


Muitas pessoas estão pondo sua privacidade em risco ao usarem o Chrome, por isso muitos usuários recomendam o uso do Opera, Firefox ou o SRWare Iron (uma alternativa para o Google Chrome), todos eles livres, sem esses sistemas inseridos no Chrome.


Usei como fonte pesquisas na internet sobre o assunto.


[ATUALIZADO]
Por conta própria, ao instalar o programa TuneUp Utilities 2013 em outro computador que já teve o Chrome instalado há algum tempo atrás notei que, pela função "Limpeza de Navegadores", arquivos de histórico e dados do navegador ficam salvos, e o histórico não apaga. O TuneUp continuou mostrando o Chrome como "não instalado, mas foram encontrados dados" e não consegui remover mais os rastros.

O Google Update não apareceu na lista de programas a serem desativados na inicialização do sistema e como não havia outro produto Google no PC, fui obrigado a removê-lo apagando a pasta "Google > Google Update", em Arquivos de Programas.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário